Areas de estudo
Psicoterapia Estratégica
Psicoterapia estratégica é o tipo de terapia onde o terapeuta inicia uma metodologia incluirá um conjunto de técnicas destinadas a resolver os problemas; se isto não ocorre o terapeuta deve reavaliar sua estratégia até encontrar uma estratégia adequada que leve do conflito para a solução
Teoria Cognitivo Comportamental (TCC)
O foco da terapia cognitivo comportamental é auxiliar a pessoa a identificar pensamentos e comportamentos prejudiciais que, por sua vez, geram emoções e sensações desconfortáveis.
A ênfase da TCC está no aspecto cognitivo (a forma como elaboramos nossos pensamentos) e no aspecto comportamental (nossas ações)?
Porque entende-se que a forma como interpretamos as situações influencia diretamente nossas emoções e nossas ações.
Teoria Comportamental Dialética (DBT)
O objetivo principal da DBT (Terapia Comportamental Dialética) é que o paciente aprenda a regular a emotividade extrema e seus impulsos, reduzindo os comportamentos disfuncionais dependentes do estado de humor. Ele também aprende a confiar e a validar suas próprias experiências, emoções, pensamentos e comportamentos.
Teoria De Aceitação E Compromisso (ACT)
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem cognitivo-comportamental que leva este nome por causa de suas propostas centrais: aceitação da realidade e das reações emocionais e comportamentais, escolha de uma direção de acordo com os valores do indivíduo e comprometimento com a mudança desejada
Psicopatologia
É o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental: as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e às suas formas de manifestação. Conhecimento semiológico da Psiquiatria. Parte da psicologia que estuda as variações mórbidas do psiquismo; Aqui estudamos a patologia do psíquico, as alterações mentais.
Psicofarmacologia
Também chamada de Farmacopsiquiatria, a Psicofarmacologia é um campo de estudo dedicado aos psicotrópicos, ou seja, substâncias que atuam no sistema nervoso central (SNC) e que são usadas para auxiliar ou tratar problemas de ordem mental ou psicológica.
Apesar da prescrição não ser uma responsabilidade do psicólogo, normalmente ficando a cargo do médico psiquiatra, em muitos casos se torna necessário que o terapeuta entenda e acompanhe o paciente durante esse tratamento.
Por isso, é fundamental que você como psicólogo entenda sobre Psicofarmacologia, busque saber quais os efeitos colaterais mais comuns de um determinado medicamento e quais os fatores que podem influenciar os seus efeitos.
Diferenciais
Acompanhamento semanal pelo WhatsApp para dúvidas e apoio
Recibo para reembolso do plano de saúde e do imposto de renda
Atendimento emergencial disponível em momentos de crise
Livroterapia: insights e reflexões para lidar com desafios através da leitura de livros específicos
Plantão Psicologico
Recursos e Estratégias Psicológicas para promover o bem-estar emocional